Tunápolis promove capacitação sobre cuidados com crianças especiais
Tunápolis promove capacitação sobre cuidados com crianças especiais
Tunápolis promove palestras de capacitações para atendimento de alunos com síndrome. As palestras serão promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Serão realizadas em três momentos, sendo para os pais no dia 28 de agosto.Dia 29 para professores que atuam com alunos que tem transtornos e um terceiro momento, no dia 30, para todos os professores.
Os cursos serão realizados no Auditório Municipal. Conforme a Psicóloga da Secretária de Educação, Carlise Lozenier, as palestras atendem a uma demanda dos professores. Ela cita que os três momentos são importantes para entender as melhores maneiras de cuidar de crianças que tenham os atrasos de neurodesenvolvimento.
De acordo com a Psicóloga, o primeiro momento irá explicar para os pais quais são os tipos de transtornos de desenvolvimento. Além disso, será abordado os prejuízos do uso de telas, as consequências geradas no desenvolvimento e formas de estimular as crianças com atrasos. Segundo a membro do CMDCA, Carlise Lozenier, no segundo dia, será uma capacitação técnica para os profissionais que já atuam com alunos especiais.Formação de como atuar com as crianças, principalmente em períodos de crise. Carlise menciona que terá ênfase para casos onde as crianças podem se machucar ou machucar outras pessoas próximas.
Segundo a Psicóloga, o terceiro dia irá ensinar a professores maneiras de interagir com alunos por meio de matérias especiais. Encerrando a capacitação, o terceiro dia convida todos os professores, de rede municipal e estadual, para entender e preparar materiais práticos que auxiliam os alunos com dificuldade em aprendizagem.
Carlise Lozenier destaca que alunos especiais são importantes materiais visuais palpáveis, para as crianças entenderem o que está sendo passado. O terceiro dia também irá repassar todos os transtornos de neurodesenvolvimento e dificuldades em sala de aula. A palestrante escolhida para os dias de capacitação é a Psicopedagoga, Adriana Westarb, com ampla atuação na área. Ela irá confeccionar materiais com os professores. Carlise menciona que a profissional conhece a rotina dos alunos, tendo muita experiência.
A Psicóloga destaca que Adriana, por ter muito tempo de prática, saberá repassar detalhes importantes para os pais e professores. Carlise destaca que nos últimos anos os casos de diagnósticos têm aumentado, principalmente no transtorno do espectro autista. Ela cita que por muito tempo não foi realizado o acompanhamento correto e a atenção devida ao assunto. Os professores sentem dificuldade na atuação com alunos especiais, gerando a motivação para as capacitações.
Fonte: Portal Peperi - Ricardo do Nascimento
Comentários do Facebook