Golpista se passa por tenente e ameaça assaltar lojas
Empresários relatam que ficaram apavorados com as ligações e acionaram a polícia
Você já imaginou receber uma ligação de alguém que diz que vai assaltar a sua loja? Foi o que aconteceu com pelo menos quatro empresários de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (6). Eles receberam trotes de um homem que fazia ameaças de atirar se não entregassem o dinheiro do caixa.
Um dos casos foi registrado em uma loja de roupas infantis no centro da cidade. A gerente, que preferiu não se identificar, contou à reportagem que estava atendendo uma cliente quando o telefone tocou. Do outro lado da linha, uma voz masculina se apresentou como tenente Paulo e disse que estava observando a loja de fora.
“A pessoa que me ligou disse assim: não alarma, fica na linha comigo que eu estou com uma camiseta branca, vou entrar na loja, quero que você coloque todo o dinheiro do caixa em uma sacola e me entregue sem alarmar, se não vou atirar. Não aperta o botão do pânico, porque vou atirar, estou te vendo aqui de fora”, relatou a gerente. “Parecia bem real”, completou.
Ela disse que esperou a cliente sair da loja e travou a porta, por medo. Em seguida, apertou o botão do pânico, que dá contato direto com a Polícia Militar. Por medo, acionou uma equipe de segurança para ficar na loja durante todo o dia. “A gente fica apreensiva, com medo, não se sabe até onde isso é verdade”, afirmou a gerente.
Apesar do pânico, os crimes não aconteceram. Segundo a Polícia Militar, ao menos quatro lojas da cidade receberam ligações semelhantes, no entanto, o suspeito ainda não foi identificado.
“Todo o comerciante que receber esse tipo de ligação, é necessário que mantenha a calma para verificar a veracidade e logo em seguida ligar para o telefone 190, para a polícia ter agilidade e faça a abordagem dessas pessoas”, disse o major Rafael Antônio da Silva, da Polícia Militar.
A polícia alerta que esse tipo de golpe é comum e visa extorquir dinheiro das vítimas. A orientação é desconfiar de ligações suspeitas e nunca fornecer dados pessoais ou bancários. Caso receba alguma ameaça ou cobrança indevida, procure a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência.
Comentários do Facebook