Curso de Psicologia da UCEFF realiza ação solidária com famílias atingidas por tornado em Palmitos

A visita ocorreu no último sábado (17)

Curso de Psicologia da UCEFF realiza ação solidária com famílias atingidas por tornado em Palmitos
Foto: Divulgação Ascom UCEFF

No último sábado (17), dez estudantes do curso de Psicologia da UCEFF Chapecó estiveram no município de Palmitos para prestar apoio às famílias que foram vítimas do tornado que atingiu o município no dia 09 de maio.

Com a supervisão do coordenador do curso de Psicologia, professor Domingos Luiz Palma, os alunos puderam levar acolhimento, escuta qualificada, empatia e presença às famílias durante cada visita.

De acordo com o professor Domingos Luiz Palma, a ação só foi possível graças ao empenho e à sensibilidade dos acadêmicos do curso de Psicologia.

Sinto-me orgulhoso não apenas pela ação em si, mas por fazer parte de um curso que forma profissionais humanos, éticos e comprometidos com o bem-estar social. Nosso curso de Psicologia da UCEFF Chapecó mostra, mais uma vez, que é muito mais do que teoria e técnica, é presença real, é transformação.

Felipe Queiroz, estudante do primeiro período do curso de Psicologia, disse que esse momento foi uma experiência ímpar na sua formação acadêmica.

Estar junto das famílias atingidas pela catástrofe climática, oferecendo acolhimento, escuta e apoio emocional, permitiu que eu vivenciasse aquilo que aprendemos nas disciplinas do curso: a importância da presença ética, do cuidado humanizado e do compromisso com a transformação social. Foi um momento em que o conhecimento teórico encontrou seu sentido mais profundo na prática. Essa vivência me fez refletir sobre o estar ali, em diálogo e sofrimento do outro, onde a Psicologia precisa estar presente. Sem dúvida, essa intervenção me fez crescer como estudante e como ser humano. Fortaleceu em mim a certeza de que a Psicologia que quero exercer é aquela que transforma, que se compromete com o coletivo e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Para Miguel Leopoldo Elgelmann, estudante do 9º período, a visita foi muito enriquecedora para sua formação.

Essa foi uma iniciativa de grande valia para os acadêmicos, pois pudemos vivenciar a situação da psicologia social. Tivemos a oportunidade de ouvir as pessoas, de sentir o seu drama e perceber que, apesar do vendaval, as pessoas tinham como prioridade as demandas emocionais. Elas estavam fragilizadas, mas com outros problemas que não eram relacionados à destruição que teve lá. As pessoas queriam apenas falar  de suas tristezas, seus infortúnios na vida, de suas relações pessoais, familiares… Foi uma experiência enriquecedora para todos os estudantes, e foi ótimo podermos ajudar, escutar e dar um breve direcionamento para as famílias.

Em um ofício publicado nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Palmitos agradeceu a parceria com a UCEFF e ao professor Domingos Luiz Palma que, com os acadêmicos do curso de Psicologia, prestou um importante serviço à comunidade.

Enfatizamos profunda gratidão pelos atendimentos, pelo acolhimento, escuta atenta e profissionalismo que fizeram toda a diferença às pessoas que vivenciaram o trauma causado pelo desastre. Nosso agradecimento por estar presente com empatia e sensibilidade. O trabalho foi valioso e causando impacto verdadeiro na vida das famílias atingidas.

Fonte: Ascom Uceff