Agricultura organiza nova recolha de lixo no meio rural em São João do Oeste

Nesta coleta serão recolhidos papéis, plásticos, metais, pneus e vidros

Agricultura organiza nova recolha de lixo no meio rural em São João do Oeste
Foto: Vandro Welter/Ascom

A secretaria de agricultura e meio ambiente de São João do Oeste vai iniciar neste dia 19 de maio mais uma recolha de lixo junto às comunidades. Os trabalhos devem ser concluídos até o dia 30 de maio. A sugestão do setor é de que a população leve o lixo até os pontos pré-definidos um dia antes da data da recolha prevista.

Conforme a diretora da secretaria de agricultura, Tatiane Henrich, é indispensável que cada propriedade separe o lixo por categoria e retire o excesso de sujeiras para permitir o processo de reciclagem dos materiais.  

“Devido ao grande volume de lixo que deverá ser recolhido poderão ocorrer atrasos pontuais no roteiro. Nesse caso, a coleta será concluída nos dias seguintes”, informa.

Ela acrescenta que, os volumes maiores podem ser deixados ao longo das estradas gerais, porém, convém avisar a secretaria de agricultura. Tatiane Henrich salienta que a recolha seguinte deverá ocorrer em julho.

“Nesta coleta serão recolhidos papéis, plásticos, metais, pneus e vidros. E pedimos que os vidros devem ser separados de outro tipo de lixo em sacos bem reforçados”, recomenda.

MATERIAIS NÃO RECOLHIDOS

Nesta coleta não são recolhidas pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e aparelhos eletrônicos. Estes são recolhidos na campanha ‘Penso Logo Destino’ do IMA que possui local de recebimento no setor de urbanismo e viveiro municipal.

Além disso, não estão contemplados nesta coleta embalagens de agrotóxicos, agulhas veterinárias e embalagens de medicamentos veterinários. Estas devem ser devolvidas ao local onde foram adquiridas, conforme exigências legais. Materiais como fraldas e outros lixos orgânicos, igualmente ficam de fora dessa coleta.   

ROTEIRO

A recolha será realizada nos locais de costume de cada comunidade, conforme o cronograma.

19/5 – Macuco e Itacuruçú

20/5 – Alto Macuco

21/5 – Medianeira e Palmeiras

22/5 – Sede

26/5 – Fortaleza

27/5 – Jaboticaba

28/5 – Ervalzinho e Beato Roque

29/5 – Vale Pio

30/5 – Cristo Rei.

Fonte: Vandro Welter/Ascom