São João do Oeste conclui primeira terraplanagem gratuita para investimentos na produção agrícola

Os produtores interessados devem dirigir-se até a secretaria de agricultura

São João do Oeste conclui primeira terraplanagem gratuita para investimentos na produção agrícola
Fotos: Ascom Prefeitura de São João do Oeste

A secretaria de transportes e obras de São João do Oeste concluiu na terça-feira, 15, a primeira terraplanagem do programa municipal de terraplanagens gratuitas implantado na atual gestão por meio da secretaria de agricultura. 
O serviço de terraplanagem foi executado em La. Medianeira, atendendo a propriedade de Zeno Wolfart, que pretende construir um Free Stall medindo 50 x 16 metros.


Para os próximos dias e semanas estão agendados serviços de terraplanagens para a construção de mais um Free Stall, um galpão para recria de novilhas e uma creche para leitões.  


Os produtores interessados devem dirigir-se até a secretaria de agricultura e apresentar documentação de enquadramento. Após a aprovação uma comissão do município vai averiguar o local na propriedade para verificar a viabilidade. 
Conforme o vice-prefeito e secretário de agricultura, Orlando Royer, esse novo programa é um investimento alto por parte do município, mas que vai dar um empurrão para novos investimentos. “Temos que acreditar para quem quer fazer investimento e isso vai dar retorno ao município por muitos anos”, avalia.  


Após a concessão da terraplanagem o produtor terá um ano para fazer a obra, sob pena de ter que ressarcir as horas trabalhadas. Royer informa que a intenção é executar os serviços com máquinas da própria municipalidade. “O serviço de rompedor de rochas ou detonação de rochas fica ao encargo do munícipe, não estando contemplado nesse programa”, esclarece. 


Orlando acrescenta que o programa de subsídio por metro quadrado construído continua em vigor, podendo o produtor também ser contemplado por esse modo. Além disso, o município encarrega-se de efetuar o acesso até as propriedades. 
A lei nº 2.092 de 13/02/2025 prevê que o serviço destina-se para construções novas e ampliações de chiqueiros, aviários, sistemas de confinamento, Compost Barn, Free Stall e unidades de ordenha. O programa não atende obras destinadas exclusivamente para edificação de galpões para guardar maquinários ou ampliações sem caráter produtivo direto.


Fotos: Ascom Prefeitura de São João do Oeste

 

Fonte: Ascom Prefeitura de São João do Oeste