Santa Catarina realiza mutirão de mamografias com prioridade para pacientes na fila de espera
A ação faz parte das ações do governo estadual previstas para o mês de março

Um mutirão de mamografias será promovido em Santa Catarina com prioridade para pacientes que aguardam por atendimento no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no sábado, 8. A ação faz parte das ações do governo estadual previstas para o mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Em Florianópolis, o mutirão será feito na Maternidade Carmela Dutra. Já em São Miguel do Oeste, ele será no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Demais unidades vinculadas à pasta realizarão ações de cuidados à saúde da mulher também durante o mês.
Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama em Santa Catarina e 167,2 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme dados da SES. Além disso, segundo a pasta, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 613 cirurgias desta neoplasia no ano passado.
— O câncer de mama é a neoplasia que mais afeta as mulheres no mundo e quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são muito maiores. Quem tem câncer, tem pressa — destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
Diagnóstico precoce
A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. As mamografias são realizadas pelo SUS, via Atenção Primária à Saúde, com prestadores dos municípios e Consórcios de Saúde.
Hospitais de gestão estadual, que prestam serviços de saúde da mulher e possuem mamógrafos, também realizam os exames.
O SUS garante acesso gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários. Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento. De lá, segundo a Secretaria de Saúde, o paciente é encaminhado para realização de exames, entre eles a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
Cartilha
A Secretaria de Estado da Saúde possui a Cartilha do Câncer de Mama “A cor da esperança é rosa”, com informações fundamentais sobre a neoplasia com maior incidência entre as mulheres no mundo, no Brasil e em Santa Catarina.
O documento foi elaborado para promover a conscientização e prevenção da doença, com fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, leis que garantem o direito ao tratamento e informações sobre a importância do apoio psicológico e da família durante o tratamento.
A cartilha possui um mapa com os 19 hospitais habilitados para realizar tratamento oncológico pelo SUS em Santa Catarina.
Fonte: NSC Total
Comentários do Facebook