Menino de 4 anos é encontrado morto dentro de van escolar
Motorista encontrou vítima já sem vida embaixo de banco de van escolar; polícia e prefeitura investigam o caso
Um menino de quatro anos foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (18) após ser esquecido dentro de uma van escolar na região da Mooca, na zona leste de São Paulo. A criança foi encontrada embaixo do banco, já sem vida. As informações são do portal R7
Segundo a Polícia Militar, quando a motorista da van chegou ao Centro de Assistência Social Brás Mooca I para buscar a criança, uma funcionária da instituição informou que ela não tinha comparecido à aula. A ocorrência foi na rua Barra do Turvo com a rua Sussui.
Ao voltar para o veículo, a motorista encontrou a criança embaixo do banco, já inconsciente. Quando as viaturas do Samu e dos bombeiros chegaram no local, a criança já estava com sinais de rigidez cadavérica, o que indica que a morte teria ocorrido há algumas horas.
A Polícia Militar foi acionada às 16h11 para ir até o local. O caso deve ser investigado pelo 8° Distrito Policial.
A morte aconteceu em meio à tarde de forte calor nesta segunda-feira. Às 14h, os termômetros registraram 32ºC na cidade de São Paulo, segundo o Climatempo. Alguns termômetros de rua marcaram 35ºC no centro da capital paulista.
Van escolar é privada e caso será investigado, diz prefeitura
Após a ocorrência, a prefeitura de São Paulo se manifestou através de uma nota, lamentando o caso. O órgão aponta que acompanha o caso e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem, composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para atender a família.
De acordo com o DTP (Departamento de Transportes Públicos), a van escolar em questão realiza transporte privado, e não está vinculada ao serviço de TEG (Transporte Escolar Gratuito).
O DTP irá instaurar processo administrativo para cassação do cadastro municipal de condutores escolares dos motoristas vinculadas ao veículo e da licença da van escolar.
Segundo a prefeitura, a contratação da van escolar privada ocorre entre o condutor e o responsável pela criança, não havendo intermediação municipal.
O veículo, com fabricação em 2015, está cadastrado no sistema para o transporte escolar privado, e em situação regular. A van escolar passou por vistoria em março de 2023 e foi aprovada. A licença para o transporte escolar é válida até 08 de fevereiro de 2024. A documentação da motorista é regular.
Segunda morte em van escolar em menos de dois meses
Este é o segundo caso do tipo em pouco mais de um mês. Em 14 novembro, um menino de 2 anos também morreu ao ser esquecido dentro de uma van escolar. O caso ocorreu no bairro de Vila Maria, na zona norte de São Paulo.
O motorista encontrou a criança à tarde, no veículo, e o levou ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo, sem vida. Naquele dia, a tarde foi de forte calor, com termômetros em média dos 37,3°C.
Comentários do Facebook