Itapiranga ultrapassa mil casos de dengue neste ano

O problema chegou rapidamente em Itapiranga e se tornou incontrolável, gerando acúmulo de pacientes nas unidades de saúde.

Itapiranga ultrapassa mil casos de dengue neste ano
Foto: Reprodução

Itapiranga passou a registrar focos do mosquito Aedes Aegypti a partir do ano 2000, e por mais de duas décadas conviveu sem a doença. Mesmo assim, a Secretária Municipal da Saúde, enfermeira Clair Heinen, considera que 24 anos de luta não tiveram resultado esperado no combate ao mosquito transmissor.

Várias situações tiveram mudanças significativas que causaram a epidemia. Municípios vizinhos no Rio Grande do Sul tiveram situação caótica com grande número de casos de dengue como Barra do Guarita e Tenente Portela. O problema chegou rapidamente em Itapiranga e se tornou incontrolável, gerando acúmulo de pacientes nas unidades de saúde.

A Secretária da Saúde de Itapiranga demonstra clara decepção com a falta de conscientização dos moradores no controle dos focos do mosquito transmissor da Dengue. Segundo Clair Heinen, diariamente chegam denúncias de criadouros do mosquito em terrenos baldios, pátios de empresas e residências e até nas próprias casas, como tanques, calhas e diversas embalagens que proporcionam acumulo de água.

A enfermeira afirma que é incompreensível como as pessoas não colaboram, mesmo diante de um cenários de internações e o aumento diário de casos da doença. O número de paciente é tão grande, que gera acúmulo de pessoas no laboratório de análises clínicas do município. O Espaço já foi ampliado e mesmo assim não comporta a demanda atual.

Clair Heinen ressalta que tem como controlar a Dengue, mas precisa eliminar os criadouros. A Secretária da Saúde alerta que as pessoas estão demorando muito para entenderem que a dengue é uma situação grave e precisa da colaboração de todos. As complicações na saúde pública são fáceis de perceber com o grande número de pessoas que registram complicações quando contraem a doença.

O recorde de número de casos de dengue em Itapiranga era de 2023, com 148 pessoas com a doença. Somente nos três primeiros meses de 2024 já são 1.045 casos confirmados no município. Dois pacientes seguem internados, mostrando que os casos que geram complicações estão bastante presentes.

 

 

Fonte: Portal Peperi - Diana Isabel