Itapiranga conquista 1º lugar em qualidade de vida na região da Ameosc

Itapiranga conquista 1º lugar em qualidade de vida na região da Ameosc

Itapiranga conquista 1º lugar em qualidade de vida na região da Ameosc
Foto: Reprodução

Itapiranga conquistou primeira colocação da Ameosc no ranking de melhor qualidade de vida a partir do Índice de Progresso Social Brasil divulgado nesta quarta-feira, 03. O estudo avaliou dados oficiais de 5.570 municípios de todo o país. O levantamento usa uma metodologia internacional e considera 52 indicadores de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa. São avaliados fatores de necessidades humanas básicas, como alimentação, água potável, moradia e segurança pessoal, e também de bem-estar, como acesso à educação básica e superior, saúde e qualidade do meio ambiente. Outra dimensão avalia as oportunidades dadas aos indivíduos para alcançar o pleno potencial, considerando aspectos como direitos individuais, liberdade pessoal e de escolha, tolerância e inclusão, e acesso à educação superior.

Na Ameosc, Itapiranga obteve o melhor índice de progresso social que foi de 67,41 em uma escala que vai até 100. O município ficou na posição de número 125 no ranking nacional e ficou em 8º lugar em Santa Catarina. Em seguida, na Ameosc, aparece Mondaí com 66,07 e a posição 284 no pais. O terceiro melhor IPS da região é de Guaraciaba com 64,85. O quarto é Iporã do Oeste com índice 64,54. São Miguel do Oeste é apenas o 5º melhor índice de progresso social da Ameosc com 63,76. Luzerna, no Meio Oeste, é a 12º do país e a cidade catarinense com melhor qualidade de vida de acordo com o estudo.

O melhor desempenho de Itapiranga no Índice de Progresso Social divulgado nesta semana é na dimensão moradia, com 92,58 pontos, seguido por acesso ao conhecimento básico. O pior desempenho de Itapiranga está em direitos individuais com índice de 26,36. São João do Oeste obteve a 6º posição na região da Ameosc com 63,43 pontos. Santa Helena ficou na 7º posição. São José do Cedro ficou em 8º lugar e Tunápolis aparece em 9º lugar em qualidade de vida na região da Ameosc, com 61,06 pontos.

 

 

Fonte: Portal Peperi - Ricardo do Nascimento