Empresa de Itapiranga recebe certificados por premiação em concurso de Queijos Artesanais

Os Queijos Fank, representando Itapiranga, se destacaram ao conquistar três prêmios

Empresa de Itapiranga recebe certificados por premiação em concurso de Queijos Artesanais
Foto: Ascom Prefeitura de Itapiranga

Foi entregue nesta semana os certificados aos vencedores do 2º Concurso Estadual de Queijos Artesanais de Santa Catarina, promovido pela Epagri. O município de Itapiranga marcou presença no concurso, representado pela empresa Queijos Fank, ainda no final do ano passado, em Rio do Sul. Os Queijos Fank, representando Itapiranga, se destacaram ao conquistar três prêmios: Medalha de Prata na categoria “Queijo Colonial Maturado de 30 a 60 dias” e duas Medalhas de Bronze, nas categorias “Queijo Colonial Maturado acima de 120 dias” e “Queijo Colonial Fresco”.

O evento reuniu 175 queijos de 50 queijarias de diversas regiões do estado, avaliando produtos feitos com leite cru ou pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistos.

Na segunda-feira (24) os certificados aos vencedores foi realizada com a presença de autoridades e especialistas na área. O Governo de Itapiranga, incentivador da produção artesanal local, esteve representado no ato pelo vice-prefeito Elton Maldaner, que acompanhou o reconhecimento da tradição queijeira da família Fank.

A cerimônia contou também com a participação de Patrícia Fernanda Schons, professora e pesquisadora na área de queijos, avaliadora internacional em concursos de queijos do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste, de Leonilda Romani Villani, extensionista Social da Epagri de São Miguel do Oeste, e de Alésia Inês Lauschner, Extensionista Social da Epagri.

Com mais de 50 anos de história, a produção dos Queijos Fank teve início com Dona Maria Nelsi Fank, sendo continuada por Nair Fank Fusieger e Paulo Fusieger, consolidando-se como referência na produção artesanal do município.

Fonte e fotos: Ascom Prefeitura de Itapiranga